Ambulatório exclusivo para atendimento de pessoas trans é inagurado em Porto Alegre

Redação Lado A 06 de Agosto, 2019 13h31m

COMPARTILHAR

TAGS


O Ambulatório T, em Porto Alegre, já está pronto para começar a atender os pacientes transexuais da cidade. A unidade será inaugurada nesta quarta-feira, 7 de agosto, e contará com uma equipe especializada para o atendimento dessa população. O ambulatório funcionará dentro do Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, em Porto Alegre.

Segundo Simone Ávila, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a meta do Ambulatório T é atender 80 pessoas por mês. Antes mesmo da inauguração, a agenda da unidade já ultrapassou esse número e tem uma fila de espera. No entanto, o objetivo é que a unidade possa se aperfeiçoar com o tempo e atender ainda mais pacientes mensalmente.

O local oferecerá vários tipos de atendimentos médicos para pessoas trans e travestis. Essa população poderá consultar, fazer exames, procedimentos com hormônios, atendimento com psicólogos e encaminhamento para cirurgia de redesignação sexual. Nesse sentido, o paciente será encaminhado para o Programa Transdisciplinar de Identidade de Gênero  (Protig) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre que tem parceria com o novo ambulatório. Além disso, rodas de conversa e acolhimento também serão realizadas no local.

A equipe médica que atenderá o ambulatório T é composta por enfermeiros, médicos sanitaristas, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais e outras especialidades. Esse grupo será comandado por dois médicos residentes que já atendem no Centro de Saúde Modelo.

Funcionamento

O Ambulatório T prestará atendimento todas as quartas-feiras, no horário das 17h30 às 21h30. Além disso, as consultas e exames podem ser agendadas no local para os próximos meses ou até mesmo pelo WhatsApp. O telefone para agendamento via aplicativo de mensagens é (51) 9938-3572. O Ambulatório T está localizado na rua Jerônimo Ornelas, 55, bairro Santana em Porto Alegre. A agenda de agosto já está lotada, mas vagas para os próximos meses já estão aceitando agendamento.

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS