Documentário “Gay Home Movie” retrata a vida de gays americanos nos anos de 1940

Redação Lado A 07 de Outubro, 2019 13h55m

O documentário “Gay Home Movie” retrata a vida de americanos gays nos anos de 1940, antes mesmo do episódio de Stonewall. O cenário se passa no EUA e o documentário reuniu registros fotográfias e filmagens raras de uma época distante. A produção é do diretor Geoff Story que é fotógrafo e diretor de arte.

A busca pela documentação de vídeo e fotos da época não foi fácil. Mas alguns registros foram encontrados quase que por acaso. A pesquisa para a realização de “Gay Home Moovie” é antiga. Desde 1996, quando Story tinha 27 anos, visitou uma loja de objetos antigos quando encontrou uma filmagem intitulada “A Gay Party”. Inicialmente, não soube o que o conteúdo mostraria pois na época o termo gay não era muito usado.

A filmagem antiga de “A Gay Party”, apesar de seus poucos minutos, apenas 22, demonstrou um rico conteúdo de cultura gay. O vídeo continha imagens de homens nadando sem camisa em algum lugar do estado de Mossouri. Além disso, o vídeo também demonstrou a presença de drag queens e homens com uniformes militares aos beijos. As cenas são peculiares devido à época de 1940 e por ser em um local rural afastado.

Pesquisa

Na época em que encontrou as filmagens, Story se identificou. O diretor é gay, mas nos anos de 1990 ainda não tinha se assumido. Ao exibir os vídeos para amigos, conseguiu uma parceria com Beth Prusaczyk que aceitou o desafio do documentário e foi em busca de maiores informações. Por outro lado, a dupla se frustrou muito com a falta de registros da época, o que não fez com que eles desistissem.

A ideia de Story e Prusaczyk é estrear o documentário “Gay Home Moovie” em festivais de cinema pelo mundo. Através de elementos como objetos das filmagens, a dupla pôde precisar a data do vídeo. Além disso, algumas pessoas já foram identificadas. Desse grupo, dois já faleceram. Ao conversar com algumas pessoas que aparecem nos vídeos, a dupla também encontrou dificuldades. Alguns não quiseram ter seu nome associado à antiga festa gay.

Por fim, os diretores afirmam que ainda poderão encontrar mais pessoas envolvidas com as filmagens quando estrearem o documentário que também abordará sobre a vida dos diretores e todo o processo de produção de “Gay Home Moovie”. Além disso, as informações sobre o processo de produção e busca por mais detalhes para o documentário está em um site.

Veja imagens

 

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS