Covid: Fiscalização embarga e fecha estabelecimentos gays em Curitiba

Redação Lado A 03 de Agosto, 2021 19h23m

COMPARTILHAR

TAGS


A Ação Integrada de Fiscalização Urbana, AIFU, tem vistoriado locais do Centro da cidade por conta das restrições à pandemia do Corona Vírus de forma intensificada. Nas últimas duas semanas, três locais voltados ao público gay masculino foram fiscalizados e tiveram as atividades encerradas, um deles foi reincidente. As diligências foram motivadas por denúncias e diversos locais voltados ao público hétero, como casas de swing e boates, também foram fechados.

A AIFU é integrada por órgãos de fiscalização como Corpo de Bombeiros, Urbanismo, Meio Ambiente, Polícia Militar, Polícia Civil, entre outros. Além da fiscalização do cumprimento das normas do enfrentamento ao Covid, todos os órgãos verificam a documentação do estabelecimento visitado.

Segundo a norma vigente, casas de banho e atividades de entretenimento estão proibidas. Além disso, a fiscalização do Urbanismo busca classificar qualquer atividade oferecida além da venda de bebidas e comidas como “casa noturna”, atividade proibida neste momento. Um dos locais foi fechado e multado por oferecer “música alta”. Ao total, mais de 10 estabelecimentos para o público gay foram vistoriados desde o início da pandemia. Alguns deles foram multados ou fechados mesmo sem apresentar aglomeração.

Desde o ano passado, o setor vem enfrentado dificuldades e precisando se adaptar. Uma sauna chegou a receber uma multa de 130 mil reais por estar oferecendo o serviço no momento da visita da fiscalização. Alguns estabelecimentos precisaram alterar a classificação do alvará para estética ou bar para permanecer em funcionamento.

Curitiba está desde o dia 7 de julho em situação de alerta, bandeira amarela. Apesar da flexibilização do município para a abertura de bares desde esta data, e mais recente a retirada de restrição de horário, o decreto estadual ainda estabelece toque de recolher da meia noite às 5 horas da manhã.

O distanciamento social de 1,5m continua sendo a regra, assim como o uso de máscaras. Apesar da liberação para eventos até 300 pessoas em Curitiba, a regra se refere a eventos realizados em casas de eventos, para eventos coorporativos e casamentos, com os convidados mantendo o distanciamento social, sem pista de dança. A nova regra criou confusão pois as pessoas entenderam que festas estão liberadas. Outra regra é a proibição do consumo de bebida alcoólica em via pública, que claramente vem sendo ignorada. Os estabelecimentos podem funcionar com 50% da capacidade instalada e autorizada pelo Corpo de Bombeiros.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS