Filmes com temática LGBTI+ serão exibidos pelo Olhar de Cinema de Curitiba

Redação Lado A 07 de Junho, 2019 16h22m

COMPARTILHAR

TAGS


O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Cinema de Curitiba está em sua nona edição neste ano. A mostra de diversos filmes independentes começou no dia 5 deste mês e vai até o dia 13 em diversos espaços de Curitiba.

Esse grande evento destaca o cinema independente e, mais do que isso, preza pelas produções que permitem várias representações. Filmes com temáticas inovadoras e sobre assuntos contemporâneos são muito apreciados pelo público desse festival.

Nesta edição, a representatividade trans está inserida com alguns títulos que trazem temática e participação de artistas trans. No dia 9 haverá estreia de três filmes com temática LGBTI+, sendo os títulos Maldita, Indianara e Bixa Bomba.

Laysa Machado, atriz trans do Paraná, estreará seu primeiro trabalho como diretora e roteirista a frente do filme Maldita. O curta fala sobre a transição, o preconceito, o universo binário, isto é, o apagamento de pessoas que não se identificam necessariamente como homens ou mulheres. Além disso, o filme aborda questões como o preconceito social após a transição, comumente enfrentado por pessoas trans. Esse trabalho ainda terá o apoio de Guilherme Lourenço na assistência de direção, Nico Loiola na fotografia, Grazi Braz Camilo no som, Bruna Louise no desenho de som e Renilson Cruz na produção local.

No ano passado, a atriz protagonizou o filme Primavera de Fernanda, de Estevan de La Fuente e Debora Zanatta. O curta venceu diversos prêmios em muitas categorias. Além disso, a atriz também foi premiada pela sua atuação. Agora, desenvolve um brilhante trabalho como diretora roteirista. “Estar num festival como o Olhar de Cinema sendo uma mulher transexual neste momento histórico na mês da visibilidade LGBTI é um marco histórico pra mim”, disse para a Lado A.

Representatividade Trans

Além de Maldita, títulos como Indianara mostram a transexualidade dentro de um viés político. Como o título já diz, o filme fala sobre a vida da ativista política transexual Indianara Siqueira. Este filme será exibido no dia 09/06 às 16h15 e no dia 11/06 às 18h45 no Espaço Itaú. Já o filme Bicha Bomba será exibido no dia 09/06 às 21h30 no Espaço Itaú e dia 11/06 às 20h45 no Cine Passeio. Maldita sera exibido no dia 09/06 as 21h30 no Itaú 3 e no Cine passeio no dia 11/06 às 20h45.

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS