Homofóbicos atacam propaganda de montadora de carros com casal gay na internet

Redação Lado A 11 de Maio, 2022 19h15m

Depois da Fiat, Chevrolet e outras marcas de veículos, a Volkswagen está sendo atacada nas redes sociais. O motivo é o teor LGBT+ das propagandas das montadoras. Uma peça publicitária da Volkswagen voltou a circular nas redes sociais para o lançamento do modelo Polo, onde aparece um casal gay. A mesma propaganda já havia recebido críticas em 2021 e agora se depara novamente com ataques de conservadores.

A montadora Volkswagen postou em seu Instagram uma foto do carro e na frente do veículo aparece dois homens gays. “Sabe o que evoluiu junto com você? O Polo”, diz a legenda da publicidade. Imediatamente, muitos internautas começaram a comentar coisas do tipo “deixando de seguir”, “RIP Volkswagen” e “A Fiat já lacrou, agora a VW?”.

Em nota, a empresa divulgou que promove o debate sobre as diferenças e sobre o público LGBT+ com seus fornecedores e funcionários. A Volkswagen afirmou ainda que a diversidade e inclusão é uma das características da marca e que o respeito enriquece experiências e une as pessoas. De acordo com a empresa, uma de suas premissas é garantir o respeito e combate ao preconceito contra todas as minorias.

A Volkswagen afirmou ainda que não pretende tirar a peça publicitária do ar mediante os comentário homofóbicos. Quando a propaganda foi veiculada pela primeira vez em 2021, o casal gay que participou da publicidade, Murilo e Diego, também sofreram ataques homofóbicos. Os rapazes tiveram suas redes sociais pessoais invadidas por conservadores. Os comentários são de xingamentos contra o casal, mas Murilo afirmou, na época, que sobe ignorar as ofensas mas que a comunidade LGBT+ deve reagir contra esses ataques.

Grandes empresas apostam na publicidade voltada ao público LGBT. Pesquisas já concluíram que esse público tem grande poder de compra, e compões boa parte da clientela de grandes marcas não só de veículos, mas de vestuário, cosméticos e demais produtos. Assim, as empresas investem em inclusão e diversidade dentro de suas fábricas e departamentos publicitários não apenas para atrair esse público, mas por entender que existe uma demanda específica LGBT+ para seus produtos.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS