Arquivo

Filme A Garota Dinamarquesa narra história da primeira trans a ser submetida a cirurgia de adequação sexual

Redação Lado A 12 de Janeiro, 2016 19h36m

COMPARTILHAR

TAGS


O filme “A Garota Dinamarquesa” é um dos longas mais esperados de 2016 pela comunidade LGBTQ. Dirigido por Tom Hooper, vencedor do Oscar por “O discurso do Rei” e “Os miseráveis”, a obra conta a história da transexual Lili Elbe, primeira pessoa a se submeter a cirurgia de mudança de sexo no mundo. 
 
Antes de se assumir Lili, ela era nada menos do que o famoso pintor Einar Mogens Wegener, interpretado por Eddie Redmmayne, casado com a ilustradora e artista Gerda Wegener, de Alicia Vikander. Aliás, foi graças a esposa que Einar se vestiu de mulher pela primeira vez. Uma de suas modelos não compareceu ao estúdio e ele se voluntariou para posar com o vestido. As sensações afloraram e a percepção sobre o seu próprio corpo começou a ganhar novas proporções. 
 
Gerda apresentou grande apoio a Lili, ajudando com roupas, auxílio psicológico e relações sociais. A transexual decidiu, em 1930, ser a primeira pessoa a aceitar se submeter a diversas cirurgias para mudar os seus órgãos genitais. Magnus Hirchsfeld, famoso médico alemão que criou casas para homossexuais e transexuais, foi o responsável por tal procedimento cirúrgico, pioneiro no mundo. 
 
Barrado no Qatar
O Ministério da Cultura do Qatar, um dos países da lista de nações homofóbicas, proibiu a exibição do filme no país depois que diversos espectadores, que foram aos cinemas ver o longa, reclamaram do seu teor. A alegação do país é que o filme é “depravado”. 
 
Onde assistir
A estreia do filme está prevista para acontecer no dia 11 de fevereiro em todo o Brasil. Entretanto, apenas a rede Espaço Itaú, presente em Curitiba e Porto Alegre, colocou o filme na lista de próximas estreias no Sul do país. As redes Cinemark, CinePlus, CinesCystem e UCI ainda não contam com os direitos de reprodução da obra e não sinalizaram interesse na exibição dos filmes em seus sites. 
 
Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS