Casal gay Toni Reis e David Harrad se casam no civil e no religioso em Curitiba

Redação Lado A 05 de Dezembro, 2018 16h19m

Juntos há 28 anos, o casal Toni Reis e David Harrad estão de casamento marcado para este sábado, dia 8 de dezembro. A cerimônia será no Cartório Ermelino de Leão, no Centro de Curitiba. Unidos desde os anos de 1990, o casal mora em Curitiba desde 1991 e os dois são muito importantes para a militância LGBT da capital e do Brasil,

Em março de 1992, Toni e David fundaram o Grupo Dignidade. A entidade atua em defesa dos direitos da população LGBT e é responsável por muitas conquistas dessa população. Inicialmente, a ONG funcionou dentro do apartamento do casal e hoje tem sua sede própria no centro da capital. O Grupo Dignidade, com sua tamanha importância, já recebeu prêmios de Direitos Humanos.

Além da luta para combater a violência e discriminação contra a comunidade LGBT, o casal levantou outras pautas. O direito ao casamento foi uma delas, tão negado durante muitos anos para casais homoafetivos. O próprio casal Toni e David enfrentaram diversas dificuldades para ficar junto. David é americano e nos anos 90 precisou sair do Brasil por estar no país de forma irregular. Como o casamento entre homossexuais não era reconhecido no Brasil, o casal não conseguiu se unir em matrimônio para garantir a permanência de David. Então a mãe de Toni, a viúva Maria, resolveu se casar com o genro para que David pudesse ficar no Brasil.

Desde então, todos os trâmites da Justiça relativos aos direitos de casamento homoafetivos foram acompanhados pelo casal. Como forma de militância, eles buscaram seus direitos e também ajudaram na garantia dos mesmos para outros casais homoafetivos. Em 2013, Toni e David foi o primeiro casal gay do Paraná a registrar uma união estável em cartório.

Casamento

Após muita luta do movimento LGBT, atualmente, casais homoafetivos podem realizar o casamento no cartório. O procedimento consiste na garantia aos casais homoafetivos de todos os direitos que os heterossexuais já possuem. Também usufruindo das concessões da Justiça para os LGBTs, o casal adotou três crianças. Os filhos de Toni e David são Alyson, de 18 anos, Jéssica, 15, e Filipe, 13.

Devido ao cenário político que pretende oprimir ainda mais as minorias, não se sabe o que está por vir no que diz respeito aos direitos já adquiridos. Por isso, o casal Toni e David pretendem oficializar o casamento ainda este ano, como muitos casais estão fazendo ultimamente. David é anglicano, e o casamento também será realizado no religioso. Desde 2013 a Igreja Anglicana realiza casamentos de casais homoafetivos. Dessa vez, Toni e David serão o primeiro casal a realizar uma cerimônia de casamento na Catedral Anglicana de São Tiago em Curitiba.

Informações

Data: 8 de dezembro de 2018

O casamento será realizado às 9h30 no Cartório Ermelino de Leão Neto – 1º Ofício de Registro Civil, localizado na Travessa Nestor de Castro, 271, (esq. com a Dr. Muricy) Centro, Curitiba-PR. Após a primeira cerimônia, às 11 horas o casal segue para a Catedral Anglicana de São Tiago, Av. Sete de Setembro, 3927, (em frente ao Shopping Curitiba) Centro. Por último, haverá um almoço com amigos e familiares às 12h30 no Restaurante Nelbe, Praça General Osório, 175 (esquina com a Jesuíno Marcondes), Centro.

Informações adicionais: Toni Reis – 41 99602 8906

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS