Obra de arte funcional e colorida na Praça da República chama atenção à comunidade LGBT

Redação Lado A 28 de Maio, 2019 15h44m

A obra interativa “Meu coração bate como o seu”, do artista Guto Requena, chama atenção em Sáo Paulo. Ela está na Praça da República, Centro de São Paulo desde o início do ano. A instalação mistura materiais ao mobiliário urbano e com tecnologia provocar emoções. O trabalho é uma parceria com a National Geographic, para a série de TV Hack the City. O projeto de intervenção urbana envolve um grupo de quatro artistas plásticos, qual Guto faz parte.

No interior da obra, produzida com a empresa GTM Cenografia, caixas de som tocam trechos de depoimentos de ativistas. Já ao anoitecer, luzes no interior da obra pulsam no ritmo de batimentos cardíacos. Transformando tudo em uma linda escultura iluminada. ‘Meu coração bate como o seu’ é composta por cilindros de aço carbono industrial, usados em obras de infraestrutura urbana. Eles foram seccionados e agrupados, num gesto que sugere união.

A obra ficará exposta no local até o mês de setembro. Segundo Guto Requena, a Arquitetura e o Design podem ser ferramentas muito importantes de ativismo e para acolher essas pessoas na sociedade. O profissional brasileiro é reconhecido internacionalmente por seus trabalhos como designer, arquiteto e urbanista. Para ele: “O design nos convida a pensarmos sobre igualdade e direitos humanos de maneira simples e com grande poder de propagação, pois as obras podem expressar ideias, conceitos e chamar atenção para essas questões”, destaca o artista.

Para participar da obra basta enviar um depoimento para número de WhatsApp (11) 99377-0058 com até 3 minutos de duração. Por meio desta participação, alguns depoimentos são selecionados para integrar a instalação.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS