Clubes de futebol brasileiros prestaram homenagens no Mês do Orgulho LGBTI+

Redação Lado A 03 de Julho, 2019 11h10m

COMPARTILHAR

TAGS


Em celebração ao Dia do Orgulho LGBT+, comemorado em 28 de junho no EUA, diversos times brasileiros fizeram sua homenagens à comunidade. Através de iluminação colorida nos estádios, os times deixaram a mensagem de respeito. Em 2019 a data é especial, pois comemora-se 50 anos da Revolta de Stonewall.

Além de decorar os estádios com a iluminação nas cores da bandeira LGBT+, os times divulgaram o feito. Nas redes sociais, diversas postagens falavam sobre respeito e inclusão, mostrando as fotos dos estádios iluminados. Alguns times divulgaram imagens como o símbolo da equipe nas cores LGBT+ com mensagens de amor e respeito.

Os times que divulgaram apoio à comunidade LGBT+ foram o Avaí Futebol Clube, Esporte Clube Bahia, Botagofo, Chapecoense e Flamengo. Os times Fluminense, Grêmio, Internacional, São Paulo, Vasco, Bragantino e Clube do Remo também entraram no grupo do que prestaram homenagens.

Agradecimento

Diante das homenagens, a Aliança Nacional LGBTI+ agradeceu aos times. Para isso, entidade enviou uma nota para Antônio Carlos Nunes, presidente da Confederação Brasileira de Futebol. Segundo a nota enviada, a atitude dos times está ajudando no enfrentamento à LGBTfpbia. Além disso, a mensagem lembrou do mesmo apoio de times de futebol brasileiros à causa LGBT+ no passado. Em 17 de maio, Dia de Enfrentamento à LGBTfobia, diversos times apoiaram a causa e alguns abordaram ainda as especificidades trans.

Ainda de acordo com a nota de agradecimento, o número de casos de violência é alarmante. Em 2018, segundo dados do Grupo Gay da Bahia, foram mais de 300 assassinatos de LGBTs. Já em 2019, até o mês de maio, foram mais de 140 casos de morte. Além disso, a entidade incluiu na nota de agradecimento os números de LGBTfobia dentro do ambiente escolar. Segundo dados da ABGLT em 2016, 73% dos estudantes LGBTI+ são agredidos verbalmente. Já as agressões físicas somaram 36%. Outros 60% dos estudantes disseram se sentir inseguros no ambiente escolar.

Veja algumas homenagens

 

 

 

 

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS