Casal gay de Curitiba recebe carta de vizinho: “Vocês vão queimar na mão do capeta”

Redação Lado A 15 de Maio, 2021 11h17m

O assistente comercial Oeder Neto, 38, chegou do trabalho nesta quinta feira e encontrou na caixa de correspondência uma carta escrita e impressa em um computador. Ele leu a carta e ficou chateado. Ele ia jogar fora na hora mas levou para casa e mais tarde seu companheiro de quase 6 anos Leonardo Cordeiro, 31, técnico de enfermagem, leu a carta e juntos decidiram tomar alguma providência. Ao ser informado, o síndico do condomínio Cambirella, próximo ao terminal do Pinheirinho, prestou solidariedade imediata ao casal e sugeriu que registrassem um boletim de ocorrência.

“Eu fiquei lendo e relendo, tentando entender o porquê de tanto ódio”, afirmou Oeder para a Lado A. O condomínio acionou ainda o departamento jurídico. “A gente ficou assustado,consternado, sem reação, porque a gente nem imagina quem possa ser”, afirmou o morador.

O casal registrou a ocorrência na 8ª. DP no Novo Mundo e deu entrevistas para a imprensa. No texto, o autor diz que precisa passar constantemente na porta do apartamento do casal, que tem um tapete na forma de arco-íris. O casal mora no local há mais de dois anos e diz se dar bem com os vizinhos. O condomínio tem 400 apartamentos, 16 apenas no bloco onde moram.

A carta traz tom irônico, menção religiosa e muitos xingamentos. Não é a primeira vez que isso ocorre em Curitiba. Em 2017, dois casos semelhantes ocorreram no bairro do Portão e Novo Mundo. Hoje, a homofobia é considera crime, por conta de decisão do STF que equiparou a LGBTfobia ao Racismo, em 2019.

Leia na íntegra a carta recebida pelo casal:

Oi casalzinho alegre,
Vocês se acham no direito de denegrir o que DEUS deixou ne, demorei para entender o tapete colorido na sua porta.

Depois entendi vi vocês andando juntos no condomínio, o que vocês acham que são superiores, a qualquer outro morador.

Pessoas baixas, que ofendem o que Deus deixou homem e mulher e não homem com homem que coisa feia nunca imaginei que viria isso onde eu moro.

As vezes fico pensando no que Deus julgaria vocês.
Que coisa feia o lugar de vocês não e aqui.

Todos os dias quando tenho que passar a frente do apto de vocês tenho nojo das pessoas que moram ai e ainda tentam ser simpáticos e amigos
Vocês não queimar na mão do capeta.

Viadinhos.

Vadios.

Vagabundos.

Vão para o inferno.

Troque esse tapete e melhor mudem se daqui ninguem e obrigado a agüentarem vocês dois homens vivendo contra a vontade de Deus.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS