Morre médico um dos pais do programa A Hora é Agora

Redação Lado A 15 de Maio, 2021 14h32m

Desde 2015, Curitiba é foco de um programa chamado A Hora é Agora, resultado de uma parceria da Fundação Fiocruz com o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos e com a Secretaria Municipal de Saúde. Um dos nomes responsáveis pela pesquisa é o do Dr. Aristides Barbosa Júnior, curitibano que representava o CDC dos Estados Unidos no Brasil. Professor e pesquisador, foi um dos maiores especialistas no enfrentamento, pesquisa e prevenção ao HIV e à Aids no mundo.

O médico pediatra especialista em Saúde Pública de 66 anos teve seu falecimento confirmado pela amiga Mariângela Simão Galvão da Organização Mundial da Saúde na manhã neste sábado, dia 15 de maio, pelo Facebook. Ele faleceu em Curitiba na sexta feira, em decorrência da depressão. O corpo será cremado neste domingo na Capela Vaticano, em Almirante Tamandaré.

Formado pela Universidade Federal do Paraná, o médico começou sua carreira na Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Curitiba. Depois, Dr. Aristides atuou no Programa de HIV Aids do Ministério da Saúde, na UNGASS – Missão da Onu para a problemática das Drogas, e trabalhava no CDC, financiador do projeto “A hora é Agora”. O projeto tem como foco a prevenção combinada, oferecimento de testes e auto testes, antirretrovirais preventivos e revolucionou o tratamento e acolhimento da comunidade GBT em Curitiba com a criação de uma clínica especializada, ECOA, no Batel.

O programa ainda fortaleceu ONGs da capital e foi um dos principais patrocinadores da revista Lado A até 2019. Sempre elegante, alegre e discreto, o médico deixará um grande buraco no coração de quem o conheceu. Fica aqui nosso carinho e sentimentos à família e amigos. E o nosso eterno “Muito Obrigado, Dr. Aristides”!

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS