Defensoria Pública do Paraná tem primeira ouvidora trans do país

Redação Lado A 20 de Janeiro, 2022 19h17m

No mês da visibilidade trans, nada melhor do que destacar uma conquista inédita no Paraná e no Brasil. A trans Karollyne Nascimento, do Transgrupo Marcela Prado, foi eleita em agosto do ano passado como a nova ouvidora externa da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR). A eleição começou com um chamamento público e formação de uma lista tríplice e, por fim, Karolynne foi eleita com 7 votos pelo Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) para o biênio 2021/2023.

“Não sou eu, Karol, a ser eleita, sou uma representatividade para esta população [trans], uma visibilidade que a gente não tem. Hoje temos algumas advogadas e advogados que conseguiram romper alguns ciclos e ultrapassar a expectativa de vida que transexuais e travestis tem nesse mundo. Não é uma conquista minha, é uma conquista nossa”, comentou a militante trans à época.

Conhecida pelo seu trabalho em diversas frentes, Karol, para os amigos, é uma pessoa incrível que luta há muitos anos pelos direitos humanos da comunidade trans e também negros, indígenas, mulheres, população carcerária, população de rua, entre outros grupos marginalizados. O cargo veio a coroar esse trabalho de quem sempre foi prestativa e atenciosa com quem pedia sua ajuda.

A função de ouvidora da entidade que presta atendimento jurídico gratuito a quem não pode pagar abarca ouvir as reclamações de pessoas atendidas da defensoria, bem como colaborar para a melhoria dos serviços.

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS