Segundo IBGE 2,9 milhões de brasileiros se declaram homossexuais ou bissexuais

Redação Lado A 26 de Maio, 2022 07h53m

COMPARTILHAR

TAGS


Uma pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira, 25 de maio, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o órgão, 2,9 milhões de brasileiros se declaram homossexuais ou bissexuais. Por outro lado, os dados mostram que 95% dos jovens com mais de 18 anos no Brasil se declaram heterossexuais. Essa pesquisa foi realizada em 2019 e divulgada apenas esse ano após análise e organização dos dados obtidos.

Segundo a coordenadora da pesquisa, Maria Lúcia Vieira, a população de homossexuais e bissexuais da pesquisa compõe um grupo de maior poder aquisitivo. Além disso, o nível de instrução também é maior entre os homossexuais, sendo que no grupo de entrevistados com curso superior a porcentagem de homossexuais chegou a mais de 3%. De acordo com Vieira, esses resultados mostram que essas pessoas com maior grau de instrução têm menos receio de assumir sua sexualidade. A prova desse argumento seria o fato de que, entre os participantes que não quiseram responder à pesquisa, a maioria não possui nível de ensino superior.

Outra consideração de Maria Lúcia sobre os entrevistados que não quiseram responder é sobre o receio de se assumir homo ou bissexual. Para a coordenadora da pesquisa, esses entrevistados temem o uso da informação, além de sofrerem influências sociais e familiares. Outro fator importante é o fato de contar sobre sua sexualidade para outra pessoa, ainda mais desconhecida. Por isso, considerando o receio de alguns entrevistados, a pesquisa seguiu métodos que buscaram garantir a discrição para os entrevistados. Segundo Maria Lúcia, que afirmou compreender o receio dos entrevistados diante do estigma social e violência contra gays e lésbicas, os participantes da pesquisa foram selecionados de forma aleatória. Além disso, eles tiveram privacidade ao responder à pergunta sobre orientação sexual, podendo até mesmo manusear o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), aparelho usado na captação de dados das pesquisas.

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa

COMPARTILHAR

TAGS


COMENTÁRIOS