5ª Marcha pela Diversidade acontece neste domingo em Curitiba

Redação Lado A 02 de Julho, 2022 14h44m

A 5ª edição da Marcha pela Diversidade está marcada para este domingo, dia 3 de julho, em Curitiba. Após dois anos de pausa, a marcha volta com tudo em 2022 com trios elétricos, muita música e animação.

O tema deste ano é “Democracia em Todas as Cores”, em alusão ao ano eleitoral em que temos como missão tirar o atual governo do poder, conhecido por seus ataques à comunidade LGBTQIA+. Assim, o tema também serve como uma forma de conscientização sobre a quem dedicamos nossos votos.

A organização da 5ª Marcha pela Diversidade é formada por ongs e instituições patrocinadoras. São elas: Aliança Nacional LGBTI, Grupo Dignidade, Coletivo Cássia e UNA LGBT+ Paraná.

A concentração será na Praça da Mulher Nua, próximo ao Shopping Mueller. A marcha seguirá até a Praça Nossa Senhora da Salete, próximo ao Palácio do Iguaçu.

A programação está recheada de atrações especiais, das 10 da manhã até às 20 horas. Tinnah Simpson, e Yasmin Carraroh comandarão a festa do início até o meio dia. Já às 15 horas está marcada a apresentação das drags Juana Profunda e Brigitte Beaulieu Por fim, Brenda Montilla e o DJ Lucas Serafim, eleito o melhor da cidade, se apresentarão às 15 horas até o fim da marcha, às 20 horas.

A Verdant também estará com um trio elétrico com 7 DJs que prometem agitar a festa. A casa também está realizando um sorteio para subir no trio eletrico.

Homenageado

Márcio Marins, fundador do Dom da Terra AfroLGBTI e integrante do Fórum de Religiões de Matrizes Africanas de Curitiba e Região Metropolitana, será homenageado na Marcha. O carioca lutou por mais de 30 anos ao lado de entidades LGBT em Curitiba e faleceu em abril de 2020. Ele era integrante da APPAD, a Associação Paranaense da Parada da Diversidade de Curitiba. uma referência do movimento LGBTI+ em Curitiba, morreu em abril de 2020. Natural da cidade do Rio de Janeiro, tinha um histórico de 30 anos de militância no Grupo Atobá naquela cidade. Desde 2005, residia em Curitiba e integrava a Associação Paranaense da Parada da Diversidade (APPAD), estando sempre à frente da organização da Parada na cidade.Foi fundador do Dom da Terra AfroLGBTI e integrante do Fórum de Religiões de Matrizes Africanas de Curitiba e Região Metropolitana.

Márcio também atuava na Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos. Exercia um papel muito atuante no Conselho Permanente dos Direitos Humanos do Estado do Paraná. Também atuou como carnavalesco premiado em Curitiba. O SISMMAC expressa sua solidariedade a todos os amigos e companheiros de luta.

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS