Arquivo

Projeto Chicos fala de pessoas gays, com fotos fortes e textos sensíveis

Redação Lado A 07 de Julho, 2015 02h12m

Amigos desde a adolescência, Fábio Lamounier e Rodrigo Ladeira dividem um estúdio fotográfico em Belo Horizonte e agora um projeto bem bacana chamado Chicos. No melhor estilo “humans of”, daqueles sites que contam um pouco de anônimos fotografados nas grandes cidades, os mineiros criaram uma vertente bem legal que revela histórias de aceitação, rejeição, preconceito, sexualidade e lindas imagens de corpos nus. Os textos são tão poderosos que conseguem sobressair às fotos super lindas.

“Desde os dezesseis convivemos juntos com o, hoje consumado, fato de sermos homossexuais. Se nos primórdios era algo pesaroso – mais pelos outros, do que por nós mesmos -, passadas as tantas provações pessoais e sociais, e já quase dez anos, sempre quisemos por no papel (ou na tela) estas experiências próprias que envolveram nossa construção da sexualidade e identidade, que hoje abraçamos com orgulho. Não só elas, mas também a consolidação de uma relação estreita que temos com o nosso próprio corpo, entremeio uma sociedade marcada por tantos machismos e padrões pré-estabelecidos de tudo”, explicam os fofos na página do projeto que começou este ano a tomar forma. “Aprender que nosso corpo nu é bonito, pois é nosso, é trabalhoso, mas também libertador”, concluem.

Na história de um dos fotografados, o gato Henrique, de 28 anos, os autores revelam: “A família do Henrique descobriu sobre sua homossexualidade há 04 anos. Durante um final de semana que passou fora com o namorado e amigos, a mãe já começou a desconfiar e na volta aconteceu a pergunta que ele já esperava “você é gay?”. Ele pensou por três segundos e respondeu “Sim, eu sou”. Henrique contou que a partir daí veio diversas perguntas da sua mãe, ela não conseguia entender como ele havia namorado quatro anos uma mulher e agora dizia ser gay. Hoje o relacionamento dele com a família é tranquilo e ri de forma leve, lembrando que ele e sua mãe se chamam de bicha”.

Já o casal Rodrigo e Leo revela um pouco da intimidade dos dois: “Os dois se conheceram em um restaurante, há quatro anos atrás em Juiz de Fora, o Rodrigo chegou quando o Léo já estava sentado em uma mesa conversando com uma amiga. Pouco depois, a comanda do Rodrigo voou caindo nos pés do Léo. Um jura que foi por conta do ventilador, o outro brinca que foi de propósito. Como um bom “stalkear”, o Léo leu o nome do Rodrigo na comanda, procurou na internet e mandou a primeira mensagem “ei, eu sou o menino da comanda”. Mas o namoro não começou de primeira, já que um namorava e o outro não estava buscando namorar”.

Já são 10 pessoas retratadas no projeto, que pode ser conferido no endereço do projeto www.chicos.cc

Confira alguns vídeos também:

 

 

Confira algumas das fotos do projeto:

 

Redação Lado A

SOBRE O AUTOR

Redação Lado A

A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa


COMENTÁRIOS